top of page

10 passos para expandir a criatividade


1- PARE DE RECLAMAR

A reclamação é a demonstração de descontentamento de um indivíduo, com o fato de fazer valer aquilo que deseja. A ciência explica que reclamar altera negativamente o cérebro. Ouvir alguém reclamar, mesmo que seja você mesmo, nunca fez bem.

Olhar com mais atenção ao que o ato de reclamar realmente faz para o cérebro, nos dá motivos reais para lutar por um estado de espírito mais positivo e eliminar o mimimi de nossas vidas.

2- SEJA CURIOSO

A curiosidade é uma maneira de estimular o pensamento criativo. Ser curioso nos faz descobrir quais são nossas principais fontes de inspiração. Encoraje-se na reflexão, de forma a instigar a curiosidade.

3- CONSUMA ENTRETENIMENTO DE QUALIDADE

Avalie a qualidade daquilo que você ouve e assiste. Prefira entretenimentos culturais e inteligentes. Não perca tempo com atividades que não agreguem nada em sua vida!

4- EXERCITE A CRIATIVIDADE NOS SEUS RELACIONAMENTOS

A criatividade aniquila a rotina. Manter a paixão e o desejo num relacionamento requer criatividade. Com o passar dos anos e a correria do dia a dia, muitos relacionamentos acabam caindo na rotina, ficando “mornos”. A criatividade, nesse caso, pode ser uma aliada para a comunicação do casal e para a expressão da afetividade. Faça as coisas que costuma fazer, de maneira diferente.

5- OBSERVE AS CRIANÇAS

Crianças têm uma mente com capacidade de imaginar muito grande, o que as tornam criativas! Isso é algo bom e devemos nos inspirar nos pequenos. Exercitar a capacidade de imaginação, faz a vida mais leve! Saia do modo dramático!

6- QUESTIONE, SAIA DO AUTOMÁTICO

Saia do piloto automático. Tome as rédeas da sua vida e corra atrás dos seus sonhos... Abra mão do vitimismo e enfrente as situações sabendo que só você é responsável pelo que cria. Transforme a sua realidade!

7- INSPIRE-SE EM IDEIAS INOVADORAS

O caminho para gerar ideias inovadoras é o conhecimento. Leia mais, aprenda com o passado, observe ao seu redor, aventure-se, enxergue algo além do trabalho, foque no diferente. Ouse!

8- ESCREVA IDEIAS, COLOQUE-AS NO PAPEL

Registre suas ideias. Isso elimina as "borboletas mentais". Ficar com as ideias na cabeça, aumento o risco da ansiedade e do esquecimento. Ao registrá-las, você pode recorrer a elas quando quiser e também amadurecê-las com o decorrer do tempo.

9- SIGA A SUA INTUIÇÃO

A intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes, involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. Seu funcionamento, e até mesmo sua existência, são um enigma para a ciência.

A intuição leva o sujeito a acreditar com determinação que algo poderá acontecer. A intuição consiste na capacidade de conhecer algo sem de fato entender seu funcionamento. Está fundamentada na noção inicial que temos sobre algo, noção esta que nasce da experiência sensorial, e/ou de uma análise superficial das características que compõe determinado elemento.

10- SEJA PRÓATIVO

Stephen Covey ensina que “a proatividade implica que nós, seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas”. Os reativos são levados por sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os proativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados.

As pessoas que conseguem as melhores oportunidades são as proativas, que apresentam soluções para os problemas, e não mais problemas, as que aproveitam a iniciativa para fazer tudo o que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas. A responsabilidade pela ação é sua. Se você esperar que os outros façam será um passivo. O crescimento e as oportunidades estão reservados para os ativos.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page