top of page

Coaching Ericksoniano


Coaching Ericksoniano é uma abordagem que conecta o Coaching e a linguagem ericksoniana, fruto do trabalho de Milton Erickson. É uma formação do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que agrupa técnicas e ferramentas do modelo ericksoniano às melhores práticas e ferramentas do Coaching, a fim de potencializar ainda mais os resultados.

Esse modelo é baseado nos ensinamentos de Milton Erickson e Betty Erickson, juntamente à potente abordagem do Coaching, além das impressionantes e transformadoras ferramentas e experiências de Desenvolvimento Humano.

Entre as décadas de 1950 a 1970, Milton Hyland Erickson tornou-se o psiquiatra americano mais inovador e um dos mais influentes psicoterapeutas dos Estados Unidos. O seu trabalho influenciou novas abordagens psicológicas. Durante o curso de medicina, Erickson conheceu a técnica psicológica da hipnose, ferramenta que ele usou em si mesmo por toda a vida, e que o ajudou a superar as terríveis dores durante as crises subseqüentes. No processo de coaching a hipnose ericksoniana, faz com que os processos sejam mais profundos e assertivos, pois os coachees, buscam dentro deles às respostas, e utilizando os principais elementos do coaching ericksoniano, o coach, tem grandes ferramentas para o processo. Um fator que é um grande trunfo deste tipo de processo, é o poder do relaxamento e da meditação. Esse estado leva o coachee a reflexão e consequentemente a um maior controle das situações vividas.

A abordagem Ericksoniana fornece recursos fantásticos para a comu­nicação em diferentes contextos, seja empresarial, terapêutico e especialmente pessoal, assim como, no desenvolvimento de uma percepção de co­municação aguçada, em um processo intenso de extração de aprendizados inconscientes. Envolve técnicas de estímulo indireto da Hipnoterapia Ericksoniana (veja o verbete “hipnose”).

Milton Erickson afirmou que há uma forma de linguagem que cria uma conexão peculiar entre duas pessoas e esse fato favorece o estado de transe, o qual ele denomina aprendizado do inconsciente ativo.

* créditos: IBC


405 visualizações0 comentário
bottom of page